terça-feira, 29 de abril de 2014

Frutas que você precisa comer todos os dias

Saiba quais são as frutas ricas em nutrientes e benefícios que não podem faltar na sua alimentação.


Abacate

Fornece energia, combate o colesterol ruim e dá uma força extra ao sistema digestivo.Atua como um protetor das células e é rico em vitaminas A e E, que são antioxidantes. “A fruta contém também vitaminas do complexo B, além de alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Atualmente, é considerado um aliado nos tratamentos das cardiopatias, hipertensão e colesterol alto”, diz a nutricionista Patrícia Haiat. “O abacate possui ainda a substância beta-sitosterol, que regula o hormônio cortisol, nos deixando mais equilibrados e ajudando a reduzir sintomas de TPM e ansiedade”, complementa a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional. Valor calórico: 47 kcal (2 colheres de sopa).


Açaí

Além de ser um excelente repositor energético, por seu elevado valor calórico, beneficia o trânsito intestinal, por causa do aporte de fibras. “Também é rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E, minerais como ferro, fósforo, cálcio e potássio. Além disso, conta com alto teor de antocianinas, que são compostos antioxidantes”, garante Patrícia. A dica é consumi-lo sem os acompanhamentos tradicionais, como xarope de guaraná e granola, para usufruir de seu benefícios sem extrapolar nas calorias. Valor calórico: 47 kcal (2 colheres de sopa da fruta batida).


Laranja
Boa fonte de vitamina C, betacaroteno e pectina. Além de regular o funcionamento intestinal,fortalece o sistema imunológico. “Graças às propriedades da fruta, o organismo fica mais resistente a infecções”, garante Roseli Rossi. 70 kcal (1 unidade)








quinta-feira, 17 de abril de 2014

:: Conheça os perigos dos anabolizantes

 A testosterona e os esteroides anabólicos foram descobertos em 1935. Desde então, eles têm circulado entre praticantes de exercícios e em academias, trazendo perigos e danos à saúde. Tome cuidado!

Vivemos uma epidemia no consumo de esteroides anabólicos no Brasil e no mundo.” Professor de uma rede de academias em São Paulo, Carlos Alberto Lima dos Santos, é categórico ao afirmar que o uso de anabolizantes só aumentou, nos últimos anos, entre praticantes de exercícios, esportistas e frequentadores de espaços de musculação. Embora se constate uma popularização no uso de esteroides, atualmente, faltam dados precisos sobre os números que indicam esse crescimento. “Infelizmente não sabemos ao certo o quanto isso cresce, por não haver pesquisas sérias que tragam indicadores precisos, deixando assim uma percepção geral do problema, sem informar a real situação”, lamenta Lima dos Santos. 

No entanto, ele relata que os instrutores das academias são constantemente abordados com dúvidas dos praticantes, sinalizando o desejo pelo consumo, ou com queixas sobre sintomas por parte daqueles que já estão sofrendo com o mal uso. O site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) também confirma: “O uso de anabolizantes vem se tornando, a cada dia, um hábito comum”.Conhecimento é tudo Diante do cenário apresentado, a empresa onde atua Lima dos Santos, decidiu implantar uma campanha com o objetivo de gerar conhecimento sobre o tema para a sua base de colaboradores, com a responsabilidade de orientar de forma segura sobre todos os riscos a que o usuário se expõe com a utilização desses artifícios. Optar pelo caminho do esclarecimento é a aposta da organização em que o especialista trabalha na defesa de uma prática de exercícios saudável e sem riscos. Entende-se que, quanto mais se sabe sobre essas drogas, maior será a possibilidade de se prevenir seus efeitos danosos. Confira a seguir como os esteroides anabolizantes funcionam, e saiba como preservar a sua saúde .

O que são exatamente
O esteroide anabólico é uma droga formada por testosterona ou que produz os hormônios por ela fabricados. São chamados de “esteroides” por conta de sua formação química: eles são ésteres, onde o radical primário é uma molécula de colesterol. “Anabolizante” é um termo popular e genérico que designa essas drogas. Porém, em vocabulário científico, qualquer substância que aumente a incorporação de massa no corpo pode ser  considerada um “anabolizante”. “Nosso organismo é regido tanto pelo anabolismo (ganho de massa), quanto pelo catabolismo (perda de massa)”, explica Paulo Zogaib, médico do esporte e fisiologista do exercício da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Essa árvore de 3.200 anos é tão grande que nunca havia sido registrada em uma única foto


Envolta nas neves de Sierra Nevada, na Califórnia, a sequoia gigante, de 3.200 anos de idade, chamada de “A Presidente”, se estende por 75 metros de altura. Duas outras sequoias têm troncos mais largos, mas nenhuma é tão alta, dizem os cientistas que a escalaram.