O sono é suposto ser um momento de paz e relaxamento.
A maioria de nós deriva da nossa vida de vigília em ciclos previsíveis de sono profundo, não-REM, seguido de sono de movimentos oculares rápidos (REM) cheio de sonhos.
Mas quando os limites destas três fases de excitação se misturam, o sono pode ser francamente assustador.
De fato, alguns distúrbios do sono parecem mais tirados de filmes de terror do que do quarto dos pacientes reais. Conheça os 10 distúrbios mais assustadores do sono.
10. Pesadelos
Seja a fugir de assassinos armados ou a aparecer nu no refeitório da escola, a maioria de nós tem sido acordado por pesadelos em algum ponto da vida. Quando os pesadelos ocorrem quase todas as noites, você pode ter transtorno de pesadelo.
Pessoas com transtorno de pesadelo acordam frequentemente com suores frio e memórias vivas de sonhos horríveis. A sua vida de vigília sofre uma vez que eles podem temer o sono. O stress e a privação do sono são importantes desencadeantes de pesadelos, assim como alguns medicamentos.
Em casos graves, sedativos podem ser necessários para aliviar a ansiedade subjacente aos sonhos ruins. Para a maioria de nós, porém, ver-se livre dos pesadelos é tão fácil como tomar um banho relaxante e ir para a cama na hora certa.
9. Sonambulismo
15% dos adultos ocasionalmente levanta-se e passeia ao redor da casa enquanto dorme. Nas crianças, o número é ainda maior. Ninguém sabe o que faz isso acontecer, mas o stress e os distúrbios do sono são muitas vezes fatores.
A genética também parece ser importante já que parentes próximos de sonâmbulos são 10 vezes mais propensos a apresentar a perturbação do que a população geral. Apesar de acordar um sonâmbulo não lhe fazer mal nenhum, o sonambulismo em si pode ser perigoso.
Um estudo publicado em 2003 na revista Molecular Psychiatry concluiu que 19% dos adultos sonâmbulos ferem-se durante as suas incursões noturnas. Cair é o maior perigo, por isso, se você tem um sonâmbulo em casa, desvie-o para longe das escadas.